terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Sim, estou na Europa

Essa é a conclusão que eu chego quando, andando na rua percebo que, além de vento gelado, estou respirando cultura. Construções datadas de mil seiscentos e roda quadrada fazem parte do dia-a-dia desse lugar e compõem um cenário perfeito do velho e do moderno, no mesmo lugar. É fantástico!

E olha que eu ainda nem fui visitar os castelos no norte e no sul de Dublin, mas sei que Malahide (a norte de Dublin) data do século XII. Eu ia lá nesse domingo, mas infelizmente, fui impedida por uma faringite daquelas, que meu deixou em casa até o presente momento.

Voltando à Europa. O melhor de tudo é que não são apenas o cenário, a arquitetura e a beleza daqui que me fazem concluir que estou aqui. A herança das lutas e dos protestos, a construção de uma sociedade politizada, que não se cala e que vai atrás de seus direitos. Isso é encantador!

Nessas 3 semanas aqui, já pude presenciar alguns protestos - um de taxistas, um de estudantes e um de trabalhadores.

Mas o mais impressionante foi o dos trabalhadores. É possível imaginar mais de 120 mil trabalhadores no centro de Dublin, num protesto pacífico, egixindo uma postura mais rígida do governo em relação à crise. Incrível!
Protesto de estudantes contra taxas das universidades

É fato que só isso não vai acabar com os efeitos da crise, mas o mais impressionante é ver as pessoas se mobilizarem, se unirem. Isso é o que vale a pena. Ninguém fica em casa reclamando sem tomar nenhuma atitude!

As pessoas se mobilizam, saem nas ruas pra mostrar que elas estão lá e que estão vendo que há algo errado, que o governo pode fazer mais do que o que tem feito. Sim, herança de várias guerras e conflitos (a Irlanda que o diga), mas boa herança. Acredito na mobilização popular, pelo menos para que os governantes não ache que estão governando marionetes.
Sim, estou na Europa!
Não sei porque, não estou conseguindo postar o vídeo do protesto dos trabalhadores aqui. Ele está disponivel no Orkut ou no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=qRKLHr6zmEg



4 comentários:

Juca disse...

120 mil pessoal??? Aqui no Brasil viraria festa hehe Ou carnaval!
Muita massa!!!

Cristiano Sobrinho disse...

Lorenaa... Não nos encontramos antes de você ir... Já estou em Udi de volta. Desejo toda a sorte do mundo pra você aí. Pelo que você está relatando, esse lugar é muito bom.
Seja muito feliz, aproveite tudo e se precisar de alguma coisa, conte comigo.

Beijo.

Anônimo disse...

Pode ser por essa (além das outras), que Buenos Aires é chamada de "a capital mais européia na América do Sul". No pouco tempo em que estive por lá, vi várias manifestações, todos os tamanhos e reivindicações.
Por aqui, é só camisetinha com slogan, quando fevereiro está mais longe.

Unknown disse...

Meu Amor tenho muito orgulho de você!!!Aproveite pra conhecer tudo que você tiver direito!!!
te Amoooooo!!!Saudade demais!!!