quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Capitulo II

Oi pessoal, vamos dar continuidade a esse diario de bordo! Aproveitando que cheguei na escola hoje e encontrei um bilhete na porta da sala de aula, dizendo que nao haveria aula pra gente. Eu escrevi parte do post ontem, no notebook da Adriana e outra parte hoje (por isso uma parte com acento e outra sem).

Escola / Documentos / Burocracias
Bom, eu já havia sido avisada, mas confesso que me assustei um pouco. Pelo menos 90% dos alunos da Grafton são brasileiros (ah, estou escrevendo agora do notebook da Adriana, por isso os acentos). Voltando. Só brasileiros na escola. Tem até cartazes no corredor em português. É meio frustrante, mas fazer o que. Agora é tentar conseguir um trabalho logo, pra falar inglês.

Fiz o teste e fiquei na turma do intermediário. Tinha turma à noite e de manhã.Optei pela turma da manhã pra não correr o risco de acordar tarde todo dia. hehe


Eu e a Adriana ficamos na mesma turma, com mais 8 ou 10 brasileiros. A escola é um pouco desorganizada também. É muito papel, muita burocracia, e muito brasileiro. Pra vocês terem noção: depois que fizemos os testes, tínhamos que pegar duas cartas na escola - a carta para abrirmos a conta no banco e a carta pra tirarmos o PPS (tipo o número de CPF daqui). Sem essas duas coisas, não se tira o visto. Então... era pra ter pegado as cartas na segunda-feira, mas só tem uma pessoa pra entregar as cartas pra escola inteira. E essa pessoa também resolve outras coisas, então, super demorado. Ficamos na escola na segunda-feira até quase 6 da tarde. Quando era nossa vez de sermos atendidas (ficamos na fila, em frente à porta da sala do cara há pelo menos 2 horas) ele disse que só nos atenderia no outro dia, pois o horário de atendimento era até as 17h e como não poderíamos mais fazer nada com a carta naquele horário, podíamos esperar até o outro dia. Será que eu fiquei emputecida? Imagina! Aí ele falou que podíamos ir lá no intervalo da aula no outro dia que ele já teria feito as cartas. No outro dia, no intervalo, fomos lá e nem ele, nem um outro cara que poderia resolver, nem a secretária lá (uma brasileira, naturalmente, chamada Marcela que quebrou muito nosso galho depois) tinham chegado ainda por causa da neve na noite anterior. No fim da aula, voltamos e a Marcela conseguiu falar com ele pra agilizar os documentos. Meia-hora depois, nada! Aí eu e a Adriana ficamos novamente na porta da sala dele, esperando ele terminar de atender duas pessoas, quando acabou, entramos e falamos sutilmente, que ficaríamos ali até ele fazer nossas cartas. Depois de consultar o meu cadastro lá, ele disse que não poderia liberar minha carta porque a agência não havia pagado meu curso ainda. Emputecida mais uma vez? Imagina! Liguei na Sem Destino e falei com a moça, que me explicou que teve um problema mas que, desde o dia anterior, já estava tudo resolvido. Voltei na sala dele, falei que tinha ligado na agência e que estava tudo certo, aí ele me mandou na sala do outro cara lá. Fui, mas agora com um pouco menos de vontade de ser educada. Expliquei em poucas palavras a situação e, para minha surpresa ele pediu pra eu me sentar e disse que realmente o outro cara tinha cometido um equívoco. Finalmente, 5 minutos depois, estava eu com as minhas cartas nas mãos.

Depois de ter as cartas, fomos ao "Bank of Ireland" abrir a conta bancária. Abrimos a conta sem problemas. Depois a moça dá um "cartão provisório" com o número da conta. Aí ela disse que dentro de 3 a 5 dias vai chegar uma carta em casa com um número PIN e que eu tenho que pegar esse número e ir lá no banco retirar o cartão permanente. Burocrático ou não? E ainda não acabou! Tá dando preguiça só de ler né? Continuando. De lá, fomos a um outro guichê para fazer o depósito dos mil euros. Agora tenho que esperar por mais ou menos uma semana pra chegar em casa um extrato bancário (sim, um extrato não se tira na hora, tem que esperar. hehehe) e só quando esse papel chegar, a escola manda a carta pra imigração.

Ontem, quarta-feira, encontrei o Adriano (o brasileiro de Curitiba que pediu o doce de leite hehe) e ele foi ser nosso guia. Primeiro a gente foi tirar o PPS Number em um dos locais que tira e quando fui atendida descobri que para o meu endereço, eu teria que ir a outro local que tira o PPS. Só o da Adriana podia ser naquele. Ah, um detalhe: a escola não aceita o endereço da Hostfamily para colocar nas cartas. Tem que ser outro endereço. Então, contei com a super ajuda do Jesse e da Aline, brasileiros que eu tinha conhecido no orkut e que estudam na Grafton também. A Aline emprestou o endereço da casa dela pra mim e pra Tyfani. Voltando! Fomos ao outro local e finalmente conseguimos cadastrar lá. Agora, é só esperar mais uns 3 dias que o documento chegará em casa. RESUMINDO, esperar aqui é a palavra de ordem.

Comida
Enquanto temos mil coisas pra resolver no centro da cidade e ainda não temos nosso canto, temos que comer na rua depois da aula. Terça e quarta-feira, almoçamos no Burger King por causa de uma super promoção: cheese burger com dois hambúrgueres + batata pequena + coca-cola pequena por 3,50 euros. Mas, dois dias de Burger King já deu. O Adriano levou a gente no Tesco, um supermercado daqui que vende coisas mais baratas e vai ser uma opção para comida. Por exemplo, arroz com frango ao curry prontos, por 1,90 euros. É só esquentar. Então, a opção vai ser comprar lá e colocar num microondas e comer. Estou rezando pra ter microondas na escola. Vou descobrir pois, pelo menos assim, eu paro de comer junk food todo dia e pago comida barata.

Falar e ouvir
De fato meu ingles nao esta tao mal assim. Para quem ficou, sei la, uns 7 anos sem estudar. Mas sinceramente, ja estou comecando a me irritar um pouco. Eu nao entendo quase NADA que as pessoas falam aqui. Tenho que fazer uma forca fenomenal pra entender e 'Excuse me?' e 'Sorry' (que aqui querem dizer a mesma coisa), sao as palavras que eu mais falo por minuto. E o fato de ter esse tanto de brasileiro na escola tambem nao ajuda. Aff. O pior de tudo eh que eu sou comunicativa, adoro conversar e tal (nenhuma novidade pra voces) mas eh frustrante nao conseguir se comunicar aqui com a mesma 'qualidade' que eu me comunicava ai. Enfim... so tem 4 dias que estou aqui, hoje seria o terceiro dia de aula. Eu sei que esta tudo muito recente, mas se eu nao tiver um ataque de ansiedade, nao sou eu ne.

Bom, agora vou aproveitar o tempo livre pra procurar emprego e casa na internet.
Vou postando sempre que possivel.
Beijos a todos!!! Saudades!!!

2 comentários:

edwalea disse...

Querida, acho que entrastes numa fria (rs). Entender o inglês dos nativos aí vai ser uma barra pois é MUITO diferente do americano e até do INGLES da Inglaterra. Mas enfim, tás aí e vamo que vamo certo ? Quando voltares podemos conversar em inglês
Um beijão - Johnny

Juca disse...

Viu linda as coisas vão se ajeitando rs O bom é que vc conheceu um pessoal muito legal que está te ajudando e tudo mais.
Ah... e qualquer coisa usa o bom e velho "The book is on the table" hahaha
Beijão!