segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Diario de bordo

Oi pessoas!

Cheguei em Dublin ontem a noite, depois de um super cha de cadeira no aeroporto de Madrid (que eh lindo por sinal). Mas vou contar tudo em ordem cronologica e detalhadamente. A unica coisa chata eh esse teclado sem acento, mas vai dar pra entender. Boa viagem pra voces! hehe

Saindo de Sao Paulo
No sabado, eu o Giuliano e o Cassio almocamos numa churrascaria pra eu matar a saudade do tempo que vou ficar sem carne. Chegamos em casa e foi o tempo de eu terminar de arrumar a mala e irmos pra Congonhas. Pegamos o onibus la as 18h para Guarulhos. Chegamos em Guarulhos e fomos fazer check in. Minha mala maior estava pesando 35kg e a menor, acho que uns 12kg. Ja fiquei tensa, mas deu tudo certo. Isso eram umas 19h15, ai o moco do check in falou que eu tinha que passar pela imigracao ate no maximo 19h30. Isso foi muito ruim, pois dai pra frente, ja fiquei sozinha. Passei pela imigracao, tudo certo, mas meio que me assustei com o aeroporto. Tudo muito diferente do que eu ja tinha visto e plaquinhas de proibido fumar por todos os cantos. Nessa hora, ja fiquei tensa pensando que eu teria que ficar tanto tempo esperando la sem poder fumar um cigarro. Mas depois, descobri que tinha tipo uns pubs la que podia fumar. Entrei no pub e fiquei mais tranquila la, tomando um choppinho de trigo e com espaco de sobra pra fumar.

Conheci um casal de holandeses. Eles entraram no bar e nao tinha lugar pra sentar e eu os convidei pra sentarem comigo. Muito bom... pratiquei um pouquinho de ingles. Mas logo a mulher saiu pois estava gravida e la dentro praticamente so tinha fumantes. Depois que o cara foi embora tambem, conheci a Yara, uma moca que estava indo pra Espanha fazer pos em Gastronomia. Tomamos mais um chopp e ja era hora do embarque.

O voo

Bem, eu ja tinha ouvido falar da fama ruim do voo da Iberia. E confirmei a fama. O espaco entre uma poltrona e outra e ridiculo, as poltronas sao super desconfortaveis e o aviao balanca um tanto. Eu fui na penultima fila do aviao. Acho que isso nao ajudou muito tambem. Viajou um frances ao meu lado que, de vez em quando, tentava puxar assunto, mas nao falava NADA em Ingles ou Portugues, ai ficou dificil. (Mas quando eu cheguei no aviao ele quis ser simpatico e ofereceu o lugar dele - era janela - e eu quis ser educada e nao aceitei - BURRA! rs).

Bom, uma das comissarias do meu lado do voo tambem era bem grossinha. Tipo cara amarrada sem nenhuma questao de ser simpatica. Mas tudo bem, ja superei essa parte. Pra resumir tudo, eu nao preguei o olho no voo. Devia ter feito como alguns brasileiros que tomaram Dramim e dormiram no voo.

A comida do aviao era ok. No jantar tinha canelone e galinha, eu escolhi o canelone. Era um canelone tipo de ricota com molho branco e queijo, uma saldinha de alface, tomate, croutons, presunto e queijo com molho italiano, pao, polenguinho e refrigerante. O cafe da manha foi mais fraco, mas tudo ok tambem.

O casal de holandeses que conhecei em Guarulhos estava sentado uma fileira pra frente da minha, do meu lado direito. E conheci durante o voo um dentista portugues, que estava no Brasil num congresso de odontologia estetica, o Miguel.

Aeroporto de Madrid

Sai do voo e o Miguel me instruiu no aeroporto de Madrid. Peguei a fila pra passar pela imigracao e ir pra sala de embarque. Embora meu voo so saisse as 16h, preferi passar logo pela imigracao e ver o que acontecia. O moco da imigracao deu boa tarde, pegou meu passaporte e bilhete e me falou para 'voltar'. Hora que eu ouvi essa palavra, juro que senti um gelo na espinha. Ele tambem rasurou o portao de embarque e me pediu pra voltar e entrar em outro lugar. Nessa hora, eu ja estava esperando chegar em alguma famosa 'salinha'. Mas depois eu pedi informacao com uma mulher da policia la e ela me explicou que o portao de embarque daquele voo tinha mudado e me explicou como chegava. Meu Deus, que alivio. Cheguei no portao de embarque meio dia e pouquinho, conferi o portao, falei com o cara do balcao de informacao da Iberia e ele ainda zoou: 'Eh aqui, mas voce chegou muito cedo'. Ok moco, eu sei olhar as horas. Depois disso, fiquei vagando no aeroporto. Fiz um lache: um sanduiche frio de um tipo de presunto gordo com queijo e uma coca (6 euros). Ah, descobri que eh melhor nao ficar convertendo os precos, se nao logo se enlouquece aqui.

Depois disso conheci mais dois brasileiros que estavam aguardando o mesmo voo. Foi bom que fizemos companhia. Depois chegaram mais uns 4 brasileiros e de repente estavamos achando que so ia brasileiros no voo (chegamos a zoar que era pegadinha. Que a imigracao deixou todo mundo passar, mas que depois ja ia por no aviao de volta pro Brasil, pra nao ter problemas. heheh).

O voo comecou a atrasar. Alem de serem, via de regra, secoes, os espanhois nao fazem a menor questao de dar informacoes, ainda mais se for pra brasileiros. Conseguimos uma informacao de que horas o voo ia sair umas 6 da tarde.

Resumindo, o aviao decolou umas 7 e pouca, chegamos em Dublin umas 9.

Imigracao em Dublin
Saimos pra validar o passaporte em Dublin. Umas 3 filas para 'All passports' e umas 3 para 'UE passports'. Eu estava numa fila para All passports, ia ser a proxuma a ser atendida, de repente o cara sai do guiche, vai pro guiche ao lado, coloca no painel 'UE passports' e o painel da fila que eu estava ficou escrito CLOSED. Fiquei muito puta. Tive que ir pra outra fila de pobres mortais e o que eh pior, pro fim da fila. Mas ok.

O moco da imigracao foi bem legal. Conversou, fez piadinhas e tal. Ele pegou o passaporte e perguntou se aquela era realmente a primeira vez que eu saia do Brasil. Eu disse que sim e ele falou: 'hmmmm.... passaporte muito novo.... estranho' e riu. Depois ele disse que o sobrenome dele tambem era Nunes. Conversei um pouquinho com ela, tirei a foto e ele pegou a carta da escola e falou: 'General English? You don't need English classes!'. Eu falei que precisava sim pra para de falar tanto 'Excuse me' e 'What?'. Ele deu uma risadinha, carimbou o passaporte, deu as instrucoes pro visto e falou 'Enjoy it'. Achei bom porque as outras pessoas com quem eu conversei disseram que quem atendeu na imigracao mal falou com eles. Ele deve ter ido com a minha cara.

Tudo certo na imigracao, hora de pegar as malas. Fui la pra esteira e nem demorou muito. Liguei pro Brasil, falei com a minha mae e depois liguei na casa da hostfamily. A Ann atendeu e perguntou da demora. Expliquei que o voo atrasou e tal. Ela sugeriu que eu pegasse um taxi e la fui eu.

O taxista do carro que eu peguei era nigeriano. Meu Deus, que sotaque era aquele??? E olha que ele ja estava aqui ha 12 anos. SOCORRO! rs... Mostrei o endereco pra ele, perguntei quanto ficaria e ele disse que uns 20 euros. No meio do caminho, percebi que ele nao sabia exatamente onde era. Ele sabia o rumo. Ligou o GPS, a mocinha mandava ele virar a direita e ele continuava reto. Comecei a ficar tensa. Ai ele ligou pra casa da familia e o hostfather explicou como chegava. 27,65 euros depois, cheguei na casa.

Casa e hostfamily
Cheguei em casa e fui super bem recebida pelo hostfather, Conor. Ele ja me apresentou as duas brasileiras que estavam na casa: Tiffany e Adriana. O cara, Renan, estava dormindo. Meu Deus, a Tiffany foi me falando algumas regras da casa: 1 banho por dia, nada de banho depois das 9 da noite, cafe da manha as 7:10, limpar a banheira depois de tomar banho, enfim... coisinhas basicas.

Depois, o Conor me mostrou meu quarto no andar de cima. Fiquei sozinha num quarto… deve ter sido porque ja tinha mais gente, porque de fato eu comprei quarto duplo. Mas ta otimo!

Demorei muito a conseguir dormir. Apesar de estar morta de cansada, de nao ter dormido nada no voo, estava pilhada. Arrumei minhas coisas, pus roupas no armario e nas gavetas e fui tentar dormir. De madrugada acordei com frio, apesar de 2 cobertas, aquecedor no quarto e pijama comprido.

Bom, hoje me atrasei pro café. Desci as 7:25. Tomamos café correndo e saimos de casa pra pegar o onibus. Estava nevando, foi emocionante.

A paisagem eh linda. Sinceramente, estava esperando mais frio. Mas tambem nao estava ventando, talvez por isso estivesse ok. Tiramos um monte de fotos da neve (depois eu posto tudo… estou sem cabo aqui) e ficamos esperando o onibus. Os onibus aqui sao bem legais, de dois andares e tal.Vou por fotos tambem. Agora estou na escola, esperando o horario do meu teste de nivelamento que eh as duas horas. Mas vou encerrando por aqui porque tem muita gente esperando pra usar aqui.

Vou atualizando sempre que possivel!

Beijos a todos!


13 comentários:

Anônimo disse...

Que bom que deu tudo certo. Boa estadia. Beijos.

Na falta da terapia, temos a internet como divã! disse...

Lorens, que delícia ''viajar'' com vc!No fundo, sua arte é se inserir bem em todas as situações! Já com muitas saudades, Paula!

Anônimo disse...

Lolo, minha japa querida.

O livro que eu quero, de sebo!, é do YEATS. Vc vai descobrir que ele é tipo um Manuel Bandeira, um Drummond aí no Eire... vai ser moleza achar. Mas quero livro velho, capa dura, ok? :P
Daí vc me passa uma conta que eu deposito a grana do livro, mais a postagem e a prestação de serviços (acho que vou me estrepar ne$$a, mas beleza).
Além de Yeats, lembro à senhorita atriz rodrigueana que está em solo sagrado da literatura:

Oscar Wilde e Bernard Shaw, James Joyce, Beckett.

(Aliás, dos dois primeiros eu também quero livro!)

Que aquela deusa celta famosa que eu esqueci o nome te acompanhe!

(vc vai descobrir que ela é tipo uma nossa senhora aí...;)

Falar em teatro, depois leia a entrevista que eu fiz com o Guzik. Tá linkada no meu nome.

Beijos.

Anônimo disse...

Yeah!
Vai blogando, mas não muito. Estamos por aqui, queen of pubs.

Anônimo disse...

Boa sorte aí! Beijo e tb acompanharei por aqui...

Juca disse...

OI! Que bom que tudo está dando certo! Vai atualizando pra gente acompanhar tudo heim!!!
Beijão!!!

Anderson Rosa disse...

Oi Lola. Nossa tentei te ligar esses dias pensando que ainda estava aki e q nada vc ja tinha ido loca. Vou ficar aqui acompanhando sua viagem. Se bem que com um mês vc vai parar de escrever mas tudo bem me diverti bastante com sua viagem. Lolita boa sorte pra vc ai viu.

Saudades

Te amo muito e um grande bjooo.

Anônimo disse...

Fiquei feliz em ler uma coisa: me atrasei para o café da manhã... uhauahua... Quer dizer q vc continua a mesma... vivaaaaa! ehehehe.
Te amo. Bjos e Fica com Deus.

Anônimo disse...

eu tbm quero a neve!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ainda bem que correu tudo bem Lo!
e nos conte mais sobre as aventuras por aí!
beijos

Leticinha disse...

Lorens minha flor!!!! Que delicia o seu diario!!! Uma dica: quem converte, nao se diverte!!! E como disse o moço da imigração, Enjoy it!!! Beijos e mais beijos!!! Poste sempre para que possamos desfrutar desse momento tao especial o qual esta vivendo!! Um grande beijo!!!!!!!!!

kuntz disse...

Muito legal isso de diário de bordo. :) Tudo de bom pra vc.

Unknown disse...

Lo... pelo horário do café da manhã... vc vai perder todos!!!!
Te amo meu bichim, estamos torcendo por vc!

Unknown disse...

Lo querida!!! Pelo horário do café da manhã vc vai perder todos!!!
Te amamos muito e estamos torcendo por vc!