quinta-feira, 26 de março de 2009

Primeira parada, Madrid



De tirar o fôlego!

Cosmopolita, boêmia, de tamanha diversidade étnica e cultural. Cidade onde passado e presente se encontram em toda parte.

Arquitetura absolutamente fantástica. Admira-se cada metro quadrado de um único quarteirão. Difícil descrever.






Apaixonei-me por Madrid. Dos castelos aos parques. Das esculturas aos museus. Dos famosos "botelhões" às inúmeras casas noturnas. Dos artistas de rua aos teatros. Uma cidade onde se absorve milhares de informações por segundo.

No primeiro dia, um tour de apresentação à noite e à cidade. Já não pude deixar de perceber a quantidade de teatros concentrados em apenas uma avenida - a Gran Via, principal avenida do centro de Madrid. Em um deles, em cartaz, Carmem. Infelizmente, já não havia mais ingressos para assistir. Mas ficará em cartaz até junho, terei tempo.

Minha primeira sensação foi: quero morar aqui! A princípio pela vida cultural e depois porque, conversando com o Calegari, percebi o quanto o custo de vida lá é absurdamente mais barato que aqui. Ou melhor, o quanto aqui é absurdamente mais caro que lá. Mas confesso que, morando lá, poderia sofrer de algo parecido com alcoolismo ou morreria de cirrose, pois uma das coisas baratas lá é bebida.


Em Madrid mesmo fiquei apenas 1 dia e meio, então foi meio que paixão à primeira vista. O Calegari me levou aos principais lugares do centro de Madrid, como o Palácio Real, a Praça Maior, o Parque do Retiro, a Gran Via e muito mais. As fotos estão no picasa - sem legendas, mas pretendo colocar em breve - pra isso, vou precisar da ajuda do meu querido amigo e guia.




Ainda bem que estava o tempo todo com o Calegari, porque o lado ruim dessa história é que eu não entendo absolutamente nada que os espanhóis falam. Apesar de uma certa semelhança, eles falam absurdamente rápido, e eu só boiei enquanto ouvia. Preciso encontrar um curso de espanhol por aqui.

Percebi um certo aspecto "xenofóbico" também. Espanhóis não gostam de falar outra língua. Podem até falar inglês, mas com um pouco menos de vontade. Não sei se é geral, mas já tinha percebido um pouco disso quando cheguei aqui, que minha conexão foi em Madrid. Mas, sem dramas.

De Madrid, fomos passar um dia em Segóvia, há uma hora e meia de Madrid. Outro lugar de tirar o fôlego. A cidade é patrimônio da humanidade. No centro da cidade vê-se um enorme aquaduto construído pelos Romanos no final do século I d.C. O aquaduto tem origem na Serra de Guadarrama e são, ao todo, mais de 14 mil metros de comprimento. Fantástico! Há também outros lugares maravilhosos como o Alcazar, que foi a residência dos reis de Castilla durante a Idade Média.
Fotos de tudo, também no Picasa - e também sem legenda. E mesmo em Segóvia que é uma cidade menor, um dia foi pouco para conhecer tudo.



Bom, pretendo voltar logo a Madrid, para ficar pelo menos uns 3 dias inteiros e assistir Carmem. E de preferência, pretendo ir logo e levar os vestidinhos de verão que presumo nunca poder usar por aqui, em Dublin.