sábado, 14 de março de 2009

Novidades e curiosidades

Oi pessoas! Faz tempo que não posto aqui. Na verdade, ando sem muitas novidades, mas, vamos lá!

Essa semana eu consegui um trabalho de promotora por um dia! Promotora é o jeito bonito de chamar esse povo que fica na rua pentelhando os transeuntes com alguma promoção ou apresentando alguma causa nobre. Na verdade, eu fui promotora de um clube/academia daqui que cama Jackie Skelly. Eu fiquei no Stephens Green Shopping, e tinha que abordar as pessoas oferecendo um convite válido para 1 dia na academia e pegar nome e telefone de quem aceitasse. Foram 4 horas de sorrisos (alguns bastante amarelos, pra ser sincera) e vários "Ok, no problem. Thank you." para aqueles que não podiam parar ou até paravam, mas desistiam quando tinham que dar o nome e telefone. Aliás, esses claro, eram a maioria. Mas foi só um dia, agora preciso urgentemente que as forças gaélicas me ajudem a conseguir trabalho para todos os dias.

O desespero anda tamanho, que me cadastrei num site de trabalho voluntário aqui. É uma forma que encontrei de ter no currículo alguma experiência aqui em Dublin e, claro, conhecer pessoas. Amanhã vou trabalhar em um dos eventos do St. Patrick's Day. Na verdade, o dia do santo é terça-feira, 17 de março, mas as comemorações já começaram ontem. Eu vou trabalhar como monitora de jogos irlandeses. Não me perguntem fazendo o quê, isso só vou descobrir amanhã. Depois eu posto a super experiência. Eu também tinha sido escalada para trabalhar terça-feira, mas seria até as 5 da tarde, aí eu não vou poder. Vou viajar pra Madrid na terça às 5 e de lá vou para Porto na sexta-feira. Então, de fato, nem vou aproveitar direito o St. Patrick's Day aqui. Vou ver só um pedaço do desfile, mas tá valendo.

Depois posto sobre o festival também! Mas já digo que a fama aqui é que o St. Patrick's Day é o dia que os irlandeses saem na rua pra beber, encher a cara (mais que o usual), ficar bêbado e tal. Enfim, vamos ver!

Ah, vou escrever sobre algumas curiosadades daqui.

Sacolinhas
Quando você vai ao supermercado, se você quiser sacolinha pra colocar as compras, você paga por elas! Simmmm.... nada de sacolinhas de plástico voando na rua aqui! Então, normalmente, as pessoas já têm suas sacolas de fazer compras ou, quando a compra é peguena, vai na mochila mesmo. Isso também acontece em outras lojas, acho que na maioria delas. Talvez só em lojas de roupas, aparelhos eletrônicos ou coisas assim, que eles colocam sua compra em sacola. Mas na maioria dos lugares, quando você compra o produto, o vendedor já pergunta se você quer sacola.

Balada x cigarro
Dublin foi a primeira capital da Europa a instituir uma lei proibindo que as pessoas fumem em ambientes fechados. Isso vale para bares, pubs, restaurantes, shoppings, enfim, tudo! Alguns pubs oferecem uma área para fumantes, mas na grande maioria, se quiser fumar tem que ir pra fora do pub e passar frio.

Wipes
Sabe lenço umedecido pra limpar bumbum de bebê? Então, aqui tem lenço umedecido pra TUDO! Bathroom wipes, kitchen wipes, floor wipes, any use wipes, enfim! Super variedades de lenços umedecidos nas prateleiras do supermercado, é só escolher.

"Sorry"
Definitivamente a palavra mais ouvida no dia! As pessoas aqui pedem desculpas pra tudo. Todo mundo anda na rua falando sorry. A pessoa passa do seu lado e coincidentemente você tropeça quando ela passa, ela vai te pedir desculpa - talvez porque o fato dela ter passado do seu lado tenha feito com que você tropeçasse. Isso demonstra o quanto as pessoas são educadas aqui, mas é meio engraçado. Fica parecendo que eles querem se desculpar o tempo todo por todas as coisas ruins que acontecem no mundo.

Bom, com certeza existem mais milhares de curiosidades sobre as pessoas, os costumes, a cultura daqui. À medida que eu for conhecendo mais (e me lembrando), eu vou postando aqui.

Bom, até depois de St. Patrick's Day!

Beijos a todos!!!

3 comentários:

Juca disse...

Pra que lenço umedecido? rs Eles tem alguma finalidade real?
E ai como foi o trampo no carnaval dos Irlandeses? rs
Bjos

Anônimo disse...

Sorry!!!!

Nay Santos disse...

Querida!!!
Como eu te disse, a gente quer saber de vc sempre!
E, até qdo vc diz que não tem notícias, vc tem! rsrsrs
Saudades e espero que vc esteja curtindo a viagem dentro da viagem!
Beijos e amaaaaaaaaaaaa vc, amiga!!